top of page

Realizando um sonho: e-handbike

Gustavo me mandou a mensagem ontem contando sobre seu primeiro pedal na ehandbike com os amigos na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo. Foram 40km, com uma média de velocidade de 18km/h contra os suados 9km/h no tempo que sua handbike rodava só no "feijão".


Gustavo e sua e-handbike
Gustavo e sua e-handbike equipada com motor de 500w

Há alguns anos, um incidente mudou completamente a vida de Gustavo, e ele teve de se adaptar.

Começou a rodar com a handbike, mas as ladeiras de Valinhos, sua cidade, não pareciam querer ajudar, afinal não é fácil pedalar com as mãos. Ele nos procurou há pouco tempo com a ideia de instalar um motor central, fizemos um estudo e concluímos que com algumas modificações, seu triciclo poderia se transformar em uma e-handbike.

Além de instalar o motor Bafang de 500w em conjunto com uma bateria de lítio de nossa construção, com 450Wh, substituímos a coroa do kit que é originalmente de 44 dentes, por uma menor, de 38 dentes a fim de conseguir trabalhar com um regime mais reduzido e compatível com a velocidade da máquina.

Também substituímos o freio dianteiro que era mecânico, por um a disco hidráulico, bem mais seguro e eficiente.


Esse é o Gustavo com sua e-handbike, no morro mais alto da região onde ele mora. Hoje ele pode realizar um pedal fantástico, e alcançar os lugares que ele gostava de ir de bicicleta, no tempo em que ele podia pedalar com os pés. É um sonho que se realiza, um sonho para o Gustavo e um sonho para nós da iPedal.
Gustavo e sua e-handbike no topo do mundo

"O que eu mais gostei é que continuo me exercitando, o motor dá uma ajuda, especialmente nas subidas, mas não transformou minha bike numa moto, é só trabalhar o nível de potência e a relação das marchas para conseguir um desempenho ótimo".

Seu depoimento me deixou extasiado, pois assistir a satisfação do Gustavo, uma pessoa com mobilidade reduzida devido a um trágico fato que tirou o movimento de suas pernas há alguns anos, é o que venho buscando como realização com meu trabalho à frente da iPedal desde sua fundação.


Jorge sofreu um acidente de parapente que lhe tirou o movimento das pernas, o que era limitação, tornou-se aventura e hoje ele já acumula pedais de mais de 200km percorridos com sua e-handbike. Com o passar do tempo, Jorge fez modificações em sua máquina para conseguir rodar com mais estabilidade e velocidade.


O motor Bafang de 750W, ajuda o ciclista a pedalar e no caso do Jorge e do Gustavo, a "manivelar", movimento que ele faz normalmente. Então, o que era pesado torna-se leve e com isso eles ganham em versatilidade e força, podendo vencer as inevitáveis ladeiras do caminho. Com isso, o caminho fica livre e nada parece deter esses rapazes.

A alegria de estar vivo motiva Jorge, Gustavo e muitas outras pessoas a colocar sua energia na busca de soluções para todos os desafios que aparecem à sua frente, na foto ao lado, veja como Jorge faz para literalmente rebocar a cadeira com seu e-handbike.


Yago perdeu os movimentos das pernas após um acidente de mountain bike, mas isso não fez com que ele deixasse de ser uma revelação no esporte. Diferente de Jorge e Gustavo, Yago anda com a bike tradicional, após construir uma cadeira que permitisse que ele rodasse com sua ebike iPedal equipada com motor de 350w.

Quem vê Yago passar, não tem tempo de imaginar que ele precisará de uma cadeira de rodas para se deslocar fora da ebike, pois ele o faz como o vento que passa levantando folhas e poeira das incontáveis trilhas de Mairiporã que percorre com frequência.

De nossa parte, como responsáveis por trazer para nossa terra, os motores e conseguirmos construir baterias eficientes para que pessoas como nossos amigos Jorge, Gustavo e o Yago possa usufruir do prazer de andar de bicicleta, nos sentirmos extremamente felizes, pois desde o início da iPedal há mais de dois anos, a ideia de inclusão social esteve no cerne de nossos sonhos.


Em setembro de 2018, junto com meus sócios, estive na Alemanha e ao ver a quantidade de pessoas de idade pedalando montanha acima, entendi que aquilo era de fato um sonho a ser perseguido, compartilhado com quem pudéssemos alcançar.


E-bike é uma conquista para qualquer pessoa, é a possibilidade de ir até onde outros não iriam, não conseguiria chegar.

E-bike é inclusão, porque permite que qualquer pessoa possa alcançar, andar junto, ultrapassar, conquistar, vencer.







O motor Bafang de 500W posicionado no movimento central. Repare a proteção para a coroa, o painel C965


67 views0 comments
bottom of page